segunda-feira, 22 de junho de 2009

ADRIANA GALDINO DE MORAIS
ANA MARIA DA SILVA DOS SANTOS
DANUB RODRIGUES SILVA
IVANETE FELISARDO DOS SANTOS BORGES
KAFÁ MOHAMAD IBRAHIM
MARIA LUCIA CANDIDO NASCIMENTO
VIVIANE FRANCISCO AVELINO

PROJETO
PEDAGOGIA SOCIAL


HIGIENE E CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL

LOCAL: IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS
RUA BARTOLOMEU BELLANDI, 56
BAIRRO - BURGO PAUISTA


1-Objetivo: TRABALHAR HIGIENE E SAÚDE BUCAL.
2-Justificativa: Conscientizar as crianças da necessidade do cuidado com a higiene e saúde bucal.
3-Finalidade: para que as crianças possam prevenir possíveis doenças causadas pela falta de higiene.
4-Materiais: - Fantoches,
- Sabonete líquido,
- Kits com creme dental, escovas de dente e chocolates
5-Metodologia:


1º parte- Preparamos a parte teórica, pesquisamos sobre higiene e saúde bucal para desenvolver o tema com as crianças..
No local já descrito, apresentamos- nos e para facilitar a interação apresentamos também os bonecos do Programa Có- Có- ri- có ( o Júlio e a Anita).
Começamos questionando os cuidados com higiene, tais como: sobre os cuidados com as mãos, quantas vezes deve se escovar os dentes, como escovar e outras perguntas referentes ao tema e na verdade sabermos o que as crianças já sabiam e o que acrescentar as respostas dadas.


2ª parte- Distribuímos os kits compostos de tubos de cremes dentais, escovas de dentes e chocolates. Esperamos as crianças comerem os chocolates e aproveitamos para frisar as necessidades de uma boa escovação dos dentes devido, também, ao efeito corrosivo do açúcar aos dentes.


3ª parte - Levamos as crianças para lavarem as mãos e fazerem uma escovação orientada.
Avaliação da atividade – As crianças foram receptivas, concentraram se bastante na atividade, ficaram atentas a todos os nossos movimentos e falas, interagiram com o grupo e responderam a todas as perguntas sem constrangimentos.Concluímos assim que atingimos os objetivos e finalidades do trabalho.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

FABIANA PALHUCA
GISELE OLIVEIRA DE BRITO
LUCIANA DA SILVA OLIVEIRA
NAINA VITORINO
SINARA BARRETO
TATIANE SOARES DA SILVA
6º semestre B/2009 - noturno, sala 217


Projeto: Espaços não escolares


Área escolhida: Empresa Privada
Local: Academia Fios e formas
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 279 Jardim São Paulo

Objetivos:

Através de palestra e dinâmica direcionada aos funcionários da empresa, visamos à conscientização dos mesmos da importância do trabalho em equipe. Já que compete ao pedagogo provocar mudanças no comportamento das pessoas (aprendizagem) em direção a um objetivo buscaremos incentivá-los para que tenham compromisso, respeito ao próximo, motivação e conhecimento do grupo a fim de aperfeiçoar a produtividade.

Justificativa:

No primeiro contato com o proprietário da empresa foi possível notar sua preocupação com a equipe, a qual deveria estar mais empenhada para que houvesse o crescimento da empresa. Além disso, notamos que algumas pessoas apresentavam dificuldades para se relacionar, prejudicando assim a si mesmo e acarretando problemas futuros.
Segundo o proprietário é difícil manter contato com alguns de seus funcionários não sabendo então qual o grau de satisfação de alguns, se o rendimento do trabalho é o que de fato tem sido apresentado ou se é necessário algum tipo de incentivo.
Trata-se de uma empresa de pequeno porte, mas segundo a fala do proprietário este tem como objetivo expandir e está ciente de que com esse crescimento os funcionários também terão novos desafios e novas oportunidades.






Desenvolvimento:

Reservaremos um horário e um espaço na empresa, para que possamos reunir todos os seus colaboradores, a fim de conhecê-los e lhes apresentar o tema para abrir um dialogo, visando à participação de todos com opiniões e idéias para melhorar o ambiente de trabalho.
Verificando assim se todos sabem onde querem chegar, se estão no caminho correto, se estão satisfeitos com a empresa, se tem um projeto de vida entre outras informações.
Com este dialogo pretendemos conscientizá-los que unidos podem contribuir com o crescimento pessoal, crescimento da empresa, cientes de que todo tem pontos fortes e fracos e que o potencial de cada um deve ser valorizado.

Avaliação da atividade:

Após a realização da atividade, daremos o retorno daquilo que conseguimos perceber de relevante para melhoria do ambiente de trabalho.


Parte II

Na data agendada com o dono da empresa comparecemos ao local para conversar com os funcionários.
Quando nos apresentamos pudemos notar que alguns se sentiram incomodados. Questionaram se iria demorar, se era obrigada a participação, enfim, tentamos acalmá-los explicando que o objetivo não era o de avaliá-los no sentido de serem mandados embora, pelo contrário, a empresa tende a crescer e eles devem acompanhar este crescimento.
Organizamos em circulo de modo que todos pudessem se ver e após a nossa apresentação pedimos para que eles se apresentassem dizendo nome, idade, há quanto tempo esta na empresa, se continua estudando, o que faz nos finais de semana e quais eram seus pontos fortes e fracos.
Notamos certo nervosismo de alguns e um pouco de segurança em outros. Para descontrair entregamos a eles a letra da música Como uma onda de Lulu Santos e cantamos juntos.
Nada do que foi seráDe novo do jeito que já foi um diaTudo passaTudo sempre passaráA vida vem em ondasComo um marNum indo e vindo infinitoTudo que se vê não éIgual ao que a genteViu há um segundoTudo muda o tempo todoNo mundoNão adianta fugirNem mentirPra si mesmo agoraHá tanta vida lá foraAqui dentro sempreComo uma onda no marComo uma onda no marComo uma onda no mar
Na seqüência propomos a seguinte dinâmica: em uma caixinha cada um deveria pegar um papel que estava dobrado, ler e refletir. Quando o ultimo pegou o papel marcamos três minutos e pedimos para que lessem em voz alta a frase e fizesse um comentário:
Abaixo as frases sobre motivação que utilizamos:


"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento."(U. S. Andersen)
"A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos."(W. A. Peterson)
"As pessoas dizem freqüentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."(Zig Ziglar)
"Cada um de nós tem um fogo no coração para alguma coisa. É nossa meta na vida encontrá-lo e mantê-lo aceso."(Mary Lou Retton)
"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."(Papa João XXIII)
"Duas coisas que aprendi são que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser, e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, tomar a primeira decisão."(Robyn Davidson)
"Enquanto suspiramos por uma vida sem dificuldades, devemos nos lembrar que o carvalho cresce forte através de ventos contrários e que os diamantes são formados sob pressão."(Peter Marshall)
"Entusiasmo é a inspiração de qualquer coisa importante. Sem ele, nenhum homem deve ser temido; e com ele, nenhum homem deve ser desprezado."(Christian Nevell Bovee)
""Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!"(Fernando Sabino)
"Grandes resultados requerem grandes ambições."(Heráclito)
"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."(José Saramago)
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."(Gabriele D Annunzio)
"O homem é feito de tal modo que quando alguma coisa incendeia a sua alma, as impossibilidades desaparecem."(Jean de La Fontaine)
"Quando ouço alguém suspirar ,a vida é dura, eu fico sempre tentado a perguntar, Comparado a que?"(Sydney J. Harris)
"Se não existe esforço, não existe progresso."(Frederick Douglass)
""Se você não for melhor amanhã do que você foi hoje, então qual a sua serventia para amanhã?"(Rabbi Nahman of Breslov)
"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação."(Dalai Lama)
"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."(Autor Desconhecido)



As colocações deles foram ótimas, foi um momento bastante agradável onde tentamos sem muitas intervenções mostrar que eles são capazes de melhorar a cada dia. Encerramos com um lanche e depois todos voltaram a seus trabalhos.
Fomos conversar novamente com o proprietário explicamos a ele que é necessário que a empresa cuide de seus funcionários e que a oportunidade que nos foi dada tinha sido muito importante para nos e que o momento propiciado aos funcionários também tinha sido muito especial, no entanto seria necessário que isto ocorresse com maior freqüência e se possível com a participação dele. Explicamos que era importante saber ouvir e não só impor limites.
Pudemos notar que ele esta disposto a fazer mudanças pois a sua motivação é o crescimento da empresa e o crescimento pessoal.
Saímos de lá bastante satisfeitas com a oportunidade.


Referencia eletrônica:
http://frases.netsaber.com.br/list_frases.php?c=180

EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

ALUNA: CAROLINA MARCONDES
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE B /2009 – NOTURNO – SALA 217


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO “DIA FELIZ!”


Iniciamos com uma apresentação pessoal e não formal entre nós, as crianças e os adolescentes, seguimos com apresentação do nosso projeto “Dia Feliz!”, mostramos que nosso objetivo seria diferenciar aquele dia, mesmo que seja no Abrigo.
Nosso segundo momento foi realizar um café da manhã com uma integrante do grupo no comando, pois as outras duas trataram de organizar o circuito festivo. Ao termino do café, todos se reuniram na parte externa da casa, neste meio tempo, notamos a ansiedade, a curiosidade e a necessidade das crianças e dos adolescentes em participarem.
Demos inicio ao nosso projeto com a explicação da gincana proposta, esclarecemos duvidas, estimulamos a torcida e já separamos os grupos, ficaram para cada grupo o lado “A” e lado “B” 10 participantes, sendo assim, partimos para a realização da atividade.
No decorrer da gincana era visível a alegria e a vontade de ganhar neles, porém, percebemos alguns atritos entre eles, alguns desentendimentos. Acreditamos ser devido aos seus problemas pessoais, mais tudo correu tranquilamente, conforme o esperado, afinal são crianças.
Encerramos a nossa gincana com todos concentrados no centro do quintal para divulgarmos as pontuações e os vencedores, entregamos para todos 1 (um) salgadinho Torcida, em forma de agradecimento pela participação geral, porém, entregamos aos ganhadores (no caso o lado “B”) um salgadinho maior como representação do “Parabéns” pelo esforço.
E como forma de fechamento do nosso projeto realizamos um roda de conversa com todos, notificando os erros, as dificuldades e os acertos na gincana e sempre ressaltando a importância da interação, proporcionando ainda um momento de reflexão de suas atitudes e ações e aproveitamos o momento para esclarecermos que independente da situação, eles podem realizar nas suas vidas mais momentos de “Dia Feliz!”.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Espaços não Escolares

ANGELA PEREIRA RODRIGUES
DAIANE PIMENTEL MAIA JAMBERG
GISELE SANTOS PEREIRA
JULIANA DIAS NASCIMENTO
NEIDE BELARMINO TAVARES CAMACHO
RITA DE CASSIA FRANHAN
TERESINHA BERENICE RISSOTO BEI VIEIRA

(6º Sem. Pedagogia B- 2009 – Noturno – Sala 217)

PROJETO MELHOR IDADE

JUSTIFICATIVA:
Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento, temos de dar atendimento não só à infância ou à juventude, mas avançar muito no atendimento à velhice.
A população idosa brasileira tem aumentado a cada ano, por isso precisamos conhecer essas pessoas e fazer com que esses idosos se sintam parte da sociedade, nunca se sentindo excluídos.

ESTATUTO DO IDOSO:
“Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.”

OBJETIVO:
Proporcionar aos internos momentos de descontração, interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares com atividades interessantes, desafiantes e que levem as novas descobertas.
Fazer com que os idosos compreendam a importância de sua experiência de vida.
Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa aos idosos.

METODOLOGIA
Dinâmica de apresentação.
Roda de conversa, onde os idosos serão convidados a relatar suas experiências de vida.
Desenvolvimento de atividades artesanais.

PÙBLICO ALVO:
Idosos do asilo Lar Vicentino.
RECURSOS MATERIAIS:
Toalha de mão
Bordado inglês
Cola de tecido
Cola glitter
Apliques autocolantes
PREPARATIVOS:
Este trabalho foi realizado no Centro de Promoção Humana com intuito de promover um trabalho voltado para a interação, socialização e recreação dos idosos internados.
A primeira etapa para o desenvolvimento deste trabalho foi descrever o projeto baseado em ideias que o grupo definiu como sendo apropriado para o público-alvo. Fizemos esboço de dois projetos por escrito e entramos em contato com a instituição, onde marcamos dia e hora para conversar com a coordenadora e mostra-los, para que a coordenadora identificasse de acordo com as habilidades do grupo.
Preocupamos-nos com os seguintes pontos, então conversamos com a coordenadora para fazer com que o trabalho fosse moldado de acordo com a realidade do grupo:
ü Quais atividades estes idosos têm possibilidade de fazer, já que todos eles têm algum tipo de deficiência ou debilidade.
ü Como podemos abordá-los para que tenham interesse de participar destas atividades sem que se sintam obrigados ou fatigados.
ü Como pretendíamos oferecer um café da tarde, perguntamos o que poderíamos oferecer, pelo fato de que a maioria sofre de diabetes e tem algum outro tipo de problemas que possa ser agravado por algum alimento impróprio.
ü Quais os espaços que poderemos utilizar para a aplicação das atividades.
Através desta conversa a coordenadora relatou as dificuldades e deficiências de cada idoso, suas habilidades e também como é o trabalho da instituição, que teria capacidade de abrigar quarenta idosos, mas devido às dificuldades financeiras eles só conseguem ajudar trinta.
Depois da conversa com a coordenadora Sônia e com o fundador da instituição o Sr. Vicente, que nos apresentaram todos os idosos e as acomodações do Lar. Constatamos que eles fazem um belo trabalho, as pessoas são muito bem tratadas, tem uma alimentação simples, mas bem balanceada. Têm enfermeiras que cuidam dos idosos 24 horas todos os dias, uma vez que o Sr. Vicente disse que é exigido pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, uma cuidadora, que realiza trabalhos manuais e artesanais onde eles são convidados a fazer, mas são poucos que aceitam, outros que fazem trabalhos manuais que voluntários ensinaram ou começaram a fazer por iniciativa própria.
A instituição é sustentada por associados, colaboradores e voluntários, ligados á igreja católica local, mas não á associação dos Vicentinos, pois para isso teriam que pagar 10% de tudo que arrecadam. O imóvel possui um espaço amplo que é alugado para confraternizações relacionadas à igreja, também elaboram festas onde a verba arrecadada é destinada para o sustento da instituição.
Conhecemos e conversamos com os vinte e oito idosos internados, alguns deles com problemas mentais, vitimas de trombose, de ataque cardíaco e alguns sem consciência, devido á idade. São pessoas carentes, a maioria diz que não tem família, outros que tem irmãos que também são idosos e também os que têm filhos, mas devido a correria do dia-a-dia e por morar em apartamentos que não tem condições de acessibilidade preferem estar lá.

O DIA DO TRABALHO
Depois de acertar os pontos do projeto, foi marcado o dia e hora para a conclusão do mesmo, (14/06/2009 às 14:00 hs), então o grupo se dividiu para os preparativos das tarefas.
Chegamos à instituição às 14:00hs do domingo, estava acontecendo uma confraternização no sala do lado, mas eles não participavam. Quando chegamos fomos muito bem recebidos, alguns estavam nas varandas tomando sol, alguns na sala de vídeo, e outros em seus quartos dormindo ou fazendo seus trabalhos.
Dividimos-nos e fomos conversando com eles até o horário do lanche. Estavam muito ansiosos e curiosos em saber o que pretendíamos fazer.
Preparamos salgados e bolo conforme fomos orientadas a levar, eles adoraram foi divertido, pediram para repetir várias vezes e sempre perguntávamos para a enfermeira se estava autorizado.
Depois do lanche entregamos uma toalha de rosto para cada um junto com enfeites, então pedimos que decorassem de acordo o gosto de cada um, muitos eram debilitados e não conseguiam fazer sozinhos então ajudávamos.
Conforme terminavam alguns saíam rapidamente, outros preferiram ficar e enfeitar sua toalha o máximo que podiam.

CONCLUSÃO
Neste trabalho podemos nos conscientizar da importância e necessidade de um trabalho pedagógico apropriado para diversos espaços não escolares. Visar às possibilidades e dificuldades do grupo conhecê-los previamente e respeitar as diferenças e dificuldades.

terça-feira, 9 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Edson Bernardino
Idna C. Nogueira de Farias
Marli Regina do Prado
Patrícia Fernandes Micheletti
Ronaldo dos Santos Matos
Taísa Aguiar Monteiro
(6º Sem. Pedagogia B- 2009 – Noturno – Sala 217)



Projeto: Recicle e faça seu som (Espaços não escolares)


O projeto
Trabalhar com música com as crianças, melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal. E eles vão achar que é pura brincadeira, porém o conteúdo a ser trabalho pode ser amplo e muito interessante, pode desenvolver a conscientização em relação ao nosso planeta, para que esta questão seja levada para a própria casa de cada criança como se fosse uma corrente de informações.

Visando a necessidade de uma conscientização desde crianças, o grupo desenvolveu um projeto voltado para crianças ou adolescentes, onde é feito uma orientação sobre a reciclagem de embalagens de produtos industrializados e a importância do consumo consciente, quando tomado como rotineiro, incentivando desta forma a colaboração social da comunidade, sendo como ponto primordial a corrente de informações que chega a casa de todos.

Este projeto foi desenvolvido de forma simples nos dias 30 e 31/05/2009, em um conjunto habitacional, COHAB II, em um condomínio onde dispõe de um local apropriado para a realização do projeto. A responsável pelo condomínio autorizou o trabalho, porém pediu para que não fosse filmado e nem registrado imagens, pois muitas crianças que ali não moram, viriam de outros prédios para participar quando tomassem conhecimento do evento, respeitando esta questão, não efetuamos imagens, mas trouxemos alguns materiais confeccionados na pequena oficina.

Os materiais confeccionados foram feitos com materiais recicláveis que são jogados no lixo, como garrafas pet, copinho de yakult, copinho de iogurte, tampinhas, fio etc. Fizemos a confecção de instrumentos sonoros de percussão , como chocalhos, castanholas, reco-recos, pandeiros etc.


Objetivo
Este projeto tem com objetivo primordial levar informações diversas para as crianças, como o conhecimentos de instrumentos musicais que muito provável estas crianças não tem o conhecimento, além da principal instrução de incentivar a reciclagem de matérias que podem demorar anos para que se decomponham, com isto desenvolver a imaginação e a criatividade com a atividade manual, além claro de muita diversão.

Resultados
Os resultados foram gratificantes, no inicio muitas crianças não estavam muito a vontade, porém ao conhecer o projeto ficaram motivadas a trabalhar com as mãos, construindo os instrumentos.
No inicio da apresentação, foi esclarecidos o porque é importante reduzir a quantidade de lixo, levando em consideração o nosso planeta e a sua conservação. Foi explicado sobre os lixos recicláveis, as cores dos cestos dos lixos, para quando os encontrarem jogassem no cesto correto.
Falamos um pouco sobre os instrumentos musicais, questionamos o que eles conheciam, se sabiam fazer algum som.
Depois deste bate papo, que levou por volta de uns 40 minutos e acabou gerando uma boa discussão, pois algumas crianças davam exemplos, falavam o que achavam, foi proposto a iniciação da confecção dos instrumentos, em grupos divididos começamos a fazer a confecção que nos foi surpreendente, pois as crianças desenvolveram idéias o que poderia ser usado e confeccionados, baseados nos instrumentos originais que levamos para apresentá-las.

Conclusão
Como já mencionado o trabalho foi gratificante, pois os resultados foram ótimos, nos motivando a realizá-los mais vezes. Concluímos que a criança é totalmente aberta a idéias que favorecem a todos, que isto pode ser trabalho de diversos modos, seja ele criativo, argumentativo etc.