segunda-feira, 8 de junho de 2009

Edson Bernardino
Idna C. Nogueira de Farias
Marli Regina do Prado
Patrícia Fernandes Micheletti
Ronaldo dos Santos Matos
Taísa Aguiar Monteiro
(6º Sem. Pedagogia B- 2009 – Noturno – Sala 217)



Projeto: Recicle e faça seu som (Espaços não escolares)


O projeto
Trabalhar com música com as crianças, melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal. E eles vão achar que é pura brincadeira, porém o conteúdo a ser trabalho pode ser amplo e muito interessante, pode desenvolver a conscientização em relação ao nosso planeta, para que esta questão seja levada para a própria casa de cada criança como se fosse uma corrente de informações.

Visando a necessidade de uma conscientização desde crianças, o grupo desenvolveu um projeto voltado para crianças ou adolescentes, onde é feito uma orientação sobre a reciclagem de embalagens de produtos industrializados e a importância do consumo consciente, quando tomado como rotineiro, incentivando desta forma a colaboração social da comunidade, sendo como ponto primordial a corrente de informações que chega a casa de todos.

Este projeto foi desenvolvido de forma simples nos dias 30 e 31/05/2009, em um conjunto habitacional, COHAB II, em um condomínio onde dispõe de um local apropriado para a realização do projeto. A responsável pelo condomínio autorizou o trabalho, porém pediu para que não fosse filmado e nem registrado imagens, pois muitas crianças que ali não moram, viriam de outros prédios para participar quando tomassem conhecimento do evento, respeitando esta questão, não efetuamos imagens, mas trouxemos alguns materiais confeccionados na pequena oficina.

Os materiais confeccionados foram feitos com materiais recicláveis que são jogados no lixo, como garrafas pet, copinho de yakult, copinho de iogurte, tampinhas, fio etc. Fizemos a confecção de instrumentos sonoros de percussão , como chocalhos, castanholas, reco-recos, pandeiros etc.


Objetivo
Este projeto tem com objetivo primordial levar informações diversas para as crianças, como o conhecimentos de instrumentos musicais que muito provável estas crianças não tem o conhecimento, além da principal instrução de incentivar a reciclagem de matérias que podem demorar anos para que se decomponham, com isto desenvolver a imaginação e a criatividade com a atividade manual, além claro de muita diversão.

Resultados
Os resultados foram gratificantes, no inicio muitas crianças não estavam muito a vontade, porém ao conhecer o projeto ficaram motivadas a trabalhar com as mãos, construindo os instrumentos.
No inicio da apresentação, foi esclarecidos o porque é importante reduzir a quantidade de lixo, levando em consideração o nosso planeta e a sua conservação. Foi explicado sobre os lixos recicláveis, as cores dos cestos dos lixos, para quando os encontrarem jogassem no cesto correto.
Falamos um pouco sobre os instrumentos musicais, questionamos o que eles conheciam, se sabiam fazer algum som.
Depois deste bate papo, que levou por volta de uns 40 minutos e acabou gerando uma boa discussão, pois algumas crianças davam exemplos, falavam o que achavam, foi proposto a iniciação da confecção dos instrumentos, em grupos divididos começamos a fazer a confecção que nos foi surpreendente, pois as crianças desenvolveram idéias o que poderia ser usado e confeccionados, baseados nos instrumentos originais que levamos para apresentá-las.

Conclusão
Como já mencionado o trabalho foi gratificante, pois os resultados foram ótimos, nos motivando a realizá-los mais vezes. Concluímos que a criança é totalmente aberta a idéias que favorecem a todos, que isto pode ser trabalho de diversos modos, seja ele criativo, argumentativo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário