quarta-feira, 17 de junho de 2009

FABIANA PALHUCA
GISELE OLIVEIRA DE BRITO
LUCIANA DA SILVA OLIVEIRA
NAINA VITORINO
SINARA BARRETO
TATIANE SOARES DA SILVA
6º semestre B/2009 - noturno, sala 217


Projeto: Espaços não escolares


Área escolhida: Empresa Privada
Local: Academia Fios e formas
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 279 Jardim São Paulo

Objetivos:

Através de palestra e dinâmica direcionada aos funcionários da empresa, visamos à conscientização dos mesmos da importância do trabalho em equipe. Já que compete ao pedagogo provocar mudanças no comportamento das pessoas (aprendizagem) em direção a um objetivo buscaremos incentivá-los para que tenham compromisso, respeito ao próximo, motivação e conhecimento do grupo a fim de aperfeiçoar a produtividade.

Justificativa:

No primeiro contato com o proprietário da empresa foi possível notar sua preocupação com a equipe, a qual deveria estar mais empenhada para que houvesse o crescimento da empresa. Além disso, notamos que algumas pessoas apresentavam dificuldades para se relacionar, prejudicando assim a si mesmo e acarretando problemas futuros.
Segundo o proprietário é difícil manter contato com alguns de seus funcionários não sabendo então qual o grau de satisfação de alguns, se o rendimento do trabalho é o que de fato tem sido apresentado ou se é necessário algum tipo de incentivo.
Trata-se de uma empresa de pequeno porte, mas segundo a fala do proprietário este tem como objetivo expandir e está ciente de que com esse crescimento os funcionários também terão novos desafios e novas oportunidades.






Desenvolvimento:

Reservaremos um horário e um espaço na empresa, para que possamos reunir todos os seus colaboradores, a fim de conhecê-los e lhes apresentar o tema para abrir um dialogo, visando à participação de todos com opiniões e idéias para melhorar o ambiente de trabalho.
Verificando assim se todos sabem onde querem chegar, se estão no caminho correto, se estão satisfeitos com a empresa, se tem um projeto de vida entre outras informações.
Com este dialogo pretendemos conscientizá-los que unidos podem contribuir com o crescimento pessoal, crescimento da empresa, cientes de que todo tem pontos fortes e fracos e que o potencial de cada um deve ser valorizado.

Avaliação da atividade:

Após a realização da atividade, daremos o retorno daquilo que conseguimos perceber de relevante para melhoria do ambiente de trabalho.


Parte II

Na data agendada com o dono da empresa comparecemos ao local para conversar com os funcionários.
Quando nos apresentamos pudemos notar que alguns se sentiram incomodados. Questionaram se iria demorar, se era obrigada a participação, enfim, tentamos acalmá-los explicando que o objetivo não era o de avaliá-los no sentido de serem mandados embora, pelo contrário, a empresa tende a crescer e eles devem acompanhar este crescimento.
Organizamos em circulo de modo que todos pudessem se ver e após a nossa apresentação pedimos para que eles se apresentassem dizendo nome, idade, há quanto tempo esta na empresa, se continua estudando, o que faz nos finais de semana e quais eram seus pontos fortes e fracos.
Notamos certo nervosismo de alguns e um pouco de segurança em outros. Para descontrair entregamos a eles a letra da música Como uma onda de Lulu Santos e cantamos juntos.
Nada do que foi seráDe novo do jeito que já foi um diaTudo passaTudo sempre passaráA vida vem em ondasComo um marNum indo e vindo infinitoTudo que se vê não éIgual ao que a genteViu há um segundoTudo muda o tempo todoNo mundoNão adianta fugirNem mentirPra si mesmo agoraHá tanta vida lá foraAqui dentro sempreComo uma onda no marComo uma onda no marComo uma onda no mar
Na seqüência propomos a seguinte dinâmica: em uma caixinha cada um deveria pegar um papel que estava dobrado, ler e refletir. Quando o ultimo pegou o papel marcamos três minutos e pedimos para que lessem em voz alta a frase e fizesse um comentário:
Abaixo as frases sobre motivação que utilizamos:


"A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento."(U. S. Andersen)
"A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos."(W. A. Peterson)
"As pessoas dizem freqüentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente."(Zig Ziglar)
"Cada um de nós tem um fogo no coração para alguma coisa. É nossa meta na vida encontrá-lo e mantê-lo aceso."(Mary Lou Retton)
"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."(Papa João XXIII)
"Duas coisas que aprendi são que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser, e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, tomar a primeira decisão."(Robyn Davidson)
"Enquanto suspiramos por uma vida sem dificuldades, devemos nos lembrar que o carvalho cresce forte através de ventos contrários e que os diamantes são formados sob pressão."(Peter Marshall)
"Entusiasmo é a inspiração de qualquer coisa importante. Sem ele, nenhum homem deve ser temido; e com ele, nenhum homem deve ser desprezado."(Christian Nevell Bovee)
""Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!"(Fernando Sabino)
"Grandes resultados requerem grandes ambições."(Heráclito)
"Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."(José Saramago)
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."(Gabriele D Annunzio)
"O homem é feito de tal modo que quando alguma coisa incendeia a sua alma, as impossibilidades desaparecem."(Jean de La Fontaine)
"Quando ouço alguém suspirar ,a vida é dura, eu fico sempre tentado a perguntar, Comparado a que?"(Sydney J. Harris)
"Se não existe esforço, não existe progresso."(Frederick Douglass)
""Se você não for melhor amanhã do que você foi hoje, então qual a sua serventia para amanhã?"(Rabbi Nahman of Breslov)
"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação."(Dalai Lama)
"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."(Autor Desconhecido)



As colocações deles foram ótimas, foi um momento bastante agradável onde tentamos sem muitas intervenções mostrar que eles são capazes de melhorar a cada dia. Encerramos com um lanche e depois todos voltaram a seus trabalhos.
Fomos conversar novamente com o proprietário explicamos a ele que é necessário que a empresa cuide de seus funcionários e que a oportunidade que nos foi dada tinha sido muito importante para nos e que o momento propiciado aos funcionários também tinha sido muito especial, no entanto seria necessário que isto ocorresse com maior freqüência e se possível com a participação dele. Explicamos que era importante saber ouvir e não só impor limites.
Pudemos notar que ele esta disposto a fazer mudanças pois a sua motivação é o crescimento da empresa e o crescimento pessoal.
Saímos de lá bastante satisfeitas com a oportunidade.


Referencia eletrônica:
http://frases.netsaber.com.br/list_frases.php?c=180

Nenhum comentário:

Postar um comentário