terça-feira, 16 de junho de 2009

Espaços não Escolares

ANGELA PEREIRA RODRIGUES
DAIANE PIMENTEL MAIA JAMBERG
GISELE SANTOS PEREIRA
JULIANA DIAS NASCIMENTO
NEIDE BELARMINO TAVARES CAMACHO
RITA DE CASSIA FRANHAN
TERESINHA BERENICE RISSOTO BEI VIEIRA

(6º Sem. Pedagogia B- 2009 – Noturno – Sala 217)

PROJETO MELHOR IDADE

JUSTIFICATIVA:
Se quisermos alcançar a modernidade e o desenvolvimento, temos de dar atendimento não só à infância ou à juventude, mas avançar muito no atendimento à velhice.
A população idosa brasileira tem aumentado a cada ano, por isso precisamos conhecer essas pessoas e fazer com que esses idosos se sintam parte da sociedade, nunca se sentindo excluídos.

ESTATUTO DO IDOSO:
“Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.”

OBJETIVO:
Proporcionar aos internos momentos de descontração, interação entre grupos, de desinibição, de socialização entre pares com atividades interessantes, desafiantes e que levem as novas descobertas.
Fazer com que os idosos compreendam a importância de sua experiência de vida.
Minimizar os efeitos negativos que a velhice causa aos idosos.

METODOLOGIA
Dinâmica de apresentação.
Roda de conversa, onde os idosos serão convidados a relatar suas experiências de vida.
Desenvolvimento de atividades artesanais.

PÙBLICO ALVO:
Idosos do asilo Lar Vicentino.
RECURSOS MATERIAIS:
Toalha de mão
Bordado inglês
Cola de tecido
Cola glitter
Apliques autocolantes
PREPARATIVOS:
Este trabalho foi realizado no Centro de Promoção Humana com intuito de promover um trabalho voltado para a interação, socialização e recreação dos idosos internados.
A primeira etapa para o desenvolvimento deste trabalho foi descrever o projeto baseado em ideias que o grupo definiu como sendo apropriado para o público-alvo. Fizemos esboço de dois projetos por escrito e entramos em contato com a instituição, onde marcamos dia e hora para conversar com a coordenadora e mostra-los, para que a coordenadora identificasse de acordo com as habilidades do grupo.
Preocupamos-nos com os seguintes pontos, então conversamos com a coordenadora para fazer com que o trabalho fosse moldado de acordo com a realidade do grupo:
ü Quais atividades estes idosos têm possibilidade de fazer, já que todos eles têm algum tipo de deficiência ou debilidade.
ü Como podemos abordá-los para que tenham interesse de participar destas atividades sem que se sintam obrigados ou fatigados.
ü Como pretendíamos oferecer um café da tarde, perguntamos o que poderíamos oferecer, pelo fato de que a maioria sofre de diabetes e tem algum outro tipo de problemas que possa ser agravado por algum alimento impróprio.
ü Quais os espaços que poderemos utilizar para a aplicação das atividades.
Através desta conversa a coordenadora relatou as dificuldades e deficiências de cada idoso, suas habilidades e também como é o trabalho da instituição, que teria capacidade de abrigar quarenta idosos, mas devido às dificuldades financeiras eles só conseguem ajudar trinta.
Depois da conversa com a coordenadora Sônia e com o fundador da instituição o Sr. Vicente, que nos apresentaram todos os idosos e as acomodações do Lar. Constatamos que eles fazem um belo trabalho, as pessoas são muito bem tratadas, tem uma alimentação simples, mas bem balanceada. Têm enfermeiras que cuidam dos idosos 24 horas todos os dias, uma vez que o Sr. Vicente disse que é exigido pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, uma cuidadora, que realiza trabalhos manuais e artesanais onde eles são convidados a fazer, mas são poucos que aceitam, outros que fazem trabalhos manuais que voluntários ensinaram ou começaram a fazer por iniciativa própria.
A instituição é sustentada por associados, colaboradores e voluntários, ligados á igreja católica local, mas não á associação dos Vicentinos, pois para isso teriam que pagar 10% de tudo que arrecadam. O imóvel possui um espaço amplo que é alugado para confraternizações relacionadas à igreja, também elaboram festas onde a verba arrecadada é destinada para o sustento da instituição.
Conhecemos e conversamos com os vinte e oito idosos internados, alguns deles com problemas mentais, vitimas de trombose, de ataque cardíaco e alguns sem consciência, devido á idade. São pessoas carentes, a maioria diz que não tem família, outros que tem irmãos que também são idosos e também os que têm filhos, mas devido a correria do dia-a-dia e por morar em apartamentos que não tem condições de acessibilidade preferem estar lá.

O DIA DO TRABALHO
Depois de acertar os pontos do projeto, foi marcado o dia e hora para a conclusão do mesmo, (14/06/2009 às 14:00 hs), então o grupo se dividiu para os preparativos das tarefas.
Chegamos à instituição às 14:00hs do domingo, estava acontecendo uma confraternização no sala do lado, mas eles não participavam. Quando chegamos fomos muito bem recebidos, alguns estavam nas varandas tomando sol, alguns na sala de vídeo, e outros em seus quartos dormindo ou fazendo seus trabalhos.
Dividimos-nos e fomos conversando com eles até o horário do lanche. Estavam muito ansiosos e curiosos em saber o que pretendíamos fazer.
Preparamos salgados e bolo conforme fomos orientadas a levar, eles adoraram foi divertido, pediram para repetir várias vezes e sempre perguntávamos para a enfermeira se estava autorizado.
Depois do lanche entregamos uma toalha de rosto para cada um junto com enfeites, então pedimos que decorassem de acordo o gosto de cada um, muitos eram debilitados e não conseguiam fazer sozinhos então ajudávamos.
Conforme terminavam alguns saíam rapidamente, outros preferiram ficar e enfeitar sua toalha o máximo que podiam.

CONCLUSÃO
Neste trabalho podemos nos conscientizar da importância e necessidade de um trabalho pedagógico apropriado para diversos espaços não escolares. Visar às possibilidades e dificuldades do grupo conhecê-los previamente e respeitar as diferenças e dificuldades.

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